Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A Caravela Portuguesa

                           



   

        A construção das caravelas era executada na Ribeira das Naus, junto ao Palácio Real. Os mestres de carpinteiros que lá trabalhavam sabiam como proceder para que o navio funcionasse na perfeição. Este é constituído pelo convés, pela proa, pela popa ou ré, pelo castelo da popa, pelo mastro, pela verga, pelo leme, pelas amarras, pela âncora, pelos cabos, pela amurada, pelo mastro da mezena e pela grande novidade deste navio: as velas triangulares que permitiam que a caravela avançasse ziguezagueando mesmo com ventos contrários.

       La construcción de las carabelas fue ejecutada en la Ribeira das Naus, al lado del Palacio Real. Los maestros de los carpinteros que trabajaban allí sabían lo que hacer para que la carabela funcionase en la perfección. La carabela era constituida por la cubierta, la proa, la popa, el castillo de popa, el mástil, la verga, el timón, las amarras, la ancla, los cables, la amurada, el mástil de mesana y la gran novedad de este barco : las velas triangulares que tornaba posible el avance de la carabela en zig- zag, incluso con viento de costado.


Webgrafia:


Beatriz Alexandre, nº3, 8ºA 

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