Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

sábado, 15 de novembro de 2014

O Picante e os Descobrimentos Portugueses

    Uma curiosidade que poucos conhecem é a de que foram os portugueses, que introduziram o picante na Europa. Ao contrário do que geralmente se pensa, os picantes não têm nada a ver com as especiarias tradicionais, nem mesmo com a pimenta.
     A planta da pimenta é originária da Índia e é ao seu pequeno e esférico fruto que chamamos pimenta. Tanto a pimenta vermelha, como a negra e a branca resultam da mesma planta - a vermelha é o fruto fresco, a negra é o fruto seco e a branca é a semente sem casca.
         Os picantes por sua vez são originários de uma outra planta a Capsicum frutescens, com o nome vulgar de malagueta, piripiri ou gindungo. Os frutos desta tem dimensões e aspetos diferentes conforme as espécies, os climas e as condições de cultivo.
     Os portugueses, nas suas viagens marítimas, trouxeram a Capsicum frutescens da América do Sul, mais propriamente da floresta amazónica de onde é originária e levaram-na para África, onde se adaptou muitíssimo bem. Transportaram-na depois para a Ásia, onde foi muito apreciada, nomeadamente na Índia.
      Os indianos não usavam picante antes de nós lho levarmos. Conheciam a pimenta, o cravinho e muitas outras especiarias mas desconheciam esta planta…picante.

Webgrafia da imagem: http://www.algarvespice.com/Chili:::40.html?language=pt
Mafalda Ribeiro, 8ºAno B

Sem comentários:

Enviar um comentário