Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Vida a bordo...

Réplica - Caravela Vera Cruz
A Caravela Vera Cruz

Caravela Portuguesa



       Muitos homens embarcavam nas caravelas portuguesas, na esperança de fugir a uma vida dura na Europa. Muitos partiam em busca de um rápido enriquecimento e outros de penitência pelos seus pecados e pela difusão da fé cristã.
    No entanto, apenas um terço dos navegadores sobrevivia e tinha o prazer de estar presente quando se encontravam novas terras. A morte dos marinheiros devia-se, principalmente, à fome, sede e escorbuto. Os hábitos de higiene eram muito maus: proliferavam piolhos, pulgas e percevejos e acumulava-se o mau cheiro devido à falta de espaço e privacidade.   O risco de revoltas fazia com que os marinheiros fossem submetidos a uma rígida disciplina militar. Para manter a ordem, o capitão da caravela era obrigado a ter duas peças de artilharia no seu camarote e a transportar duas armas de fogo e uma espada.


    Muchos hombres embarcaban en las carabelas portuguesas, en la esperanza de huir de la dura vida en Europa. Muchos partían en busca de un rápido enriquecimiento y otros de penitencia por sus pecados y por la difusión de la fe cristiana.Sin embargo, solo un tercio de los navegadores sobrevivía y tenía el placer de estar presente cuando se encontraban nuevas tierras. La muerte de los marineros se debía, principalmente, al hambre, a la sed y al escorbuto. Los hábitos de higiene eran muy malos: proliferaban piojos, pulgas y chinches y se acumulaba el mal olor debido a la falta de espacio y de privacidad.El riesgo de revueltas hacía con que los marineros fuesen sometidos a una rígida disciplina. Para mantener la orden, el capitán de la carabela era obligado a tener dos piezas de artillería, dos armas de fuego y una espada en su cabina.

Webgrafia
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/a-dura-vida-dos-navegantes
Webgrafia da imagem
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/a-dura-vida-dos-navegantes


Rita Gomes, 8ºAno

Sem comentários:

Enviar um comentário