Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

terça-feira, 18 de novembro de 2014

澳門 Macau e a presença portuguesa



Uma ilustração da missão dos Jesuítas naChina.
Estes missionários, que estavam ao serviço do 
Padroado português,
utilizaram Macau como ponto de partida e de formação

Macau ( 澳門 ) pertence à  República Popular da China desde 20 de dezembro de 1999.
     Anteriormente foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto comercial, bem como a última colónia europeia na Ásia Este pequeno pedaço de terra teve um papel importante no intercâmbio de culturas ocidentais e orientais e a região desenvolveu uma identidade única e própria.


Ruinas da Igreja de São Paulo
Os portugueses estabeleceram-se nesta cidade em 1557 e rapidamente trouxeram prosperidade a esta zona que se localiza junto à foz do rio das pérolas, tornando-a num grande ponto comercial. Macau foi considerado a primeira conquista europeia em solo chinês e tinha um grande valor económico e estratégico para os portugueses porque era um importante intermediário comercial entre a China, a Europa e o Japão.
Webgrafia:
http://historiapassoapasso.blogspot.pt/2011/03/macau-presenca-portuguesa.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macau
Afonso Dias, 8ºAno B

Sem comentários:

Enviar um comentário