Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Porcelana Companhia das Índias



     A Companhia da Índia Portuguesa foi uma empresa comercial monopolista, fundada em Portugal, durante o reinado de D. João III. Sendo a mais antiga das companhias de seu gênero no país, foi instituída em 1549, visando incrementar os negócios do Estado português com a coroa, devido à concorrência comercial com Espanha e os Países Baixos, nos oceanos Índico e Pacífico. 
     A denominação de Porcelana da Companhia das Índias foi dada à antiga porcelana chinesa que surge na dinastia Tang (618/900). Considerada preciosa e fabricada no sul da China é comercializada através de companhias de comércio. Durante vários séculos, os chineses esconderam o segredo desta arte, mas só século XVII os japoneses e os coreanos tomaram conhecimento desse segredo e por consequência começaram a fabricar estas porcelanas.
     Foram os portugueses que começaram o comércio das porcelanas vindas do Oriente. Quando Bartolomeu dias chegou ao Oriente depois de dobrar o Cabo da Boa Esperança, já trazia no seu barco exemplos desta porcelana. Instalaram-se em Macau, onde se fabricava a porcelana azul e branca, também conhecida como “Borrão”. Em 1660, Inglaterra passou a competir com Portugal, assumindo, durante 250 anos a liderança deste comércio.

http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/67CiaIndias.htm
Matilde Inácio, 8ºAno

Sem comentários:

Enviar um comentário