Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Casa dos Bicos...

  
      A Casa dos Bicos serviu várias funções, como a da sede da importante Associação do Comércio Marítimo para a Índia. Está situada no Campo das Cebolas, no Terreiro do Paço e foi construída para D. Brás de Albuquerque em 1523, no entanto o terramoto de 1755 destruiu grande parte da casa. 
             
                 Foi reconstruída e restaurada, na década de 60 do século XX, pela Câmara Municipal de Lisboa e na década de 80 reergue os andares que caíram aquando o terramoto, para a qual recorre a um importante painel de azulejos da Ribeira Velha, patente no Museu da Cidade, que retrata a Casa antes do desastre. Desde 2012, neste edifício encontra-se a Fundação José Saramago.



         O estilo da Casa dos Bicos é único, inspirado no Renascentismo italiano e com uma distribuição irregular das janelas e das portas, de dimensões e formatos diferentes. Foi descoberto parte do espólio arqueológico, durante as obras do restauro, no seu interior, foram encontrados quatro tanques de salga romanos, parte da Cerca Moura e de uma Torre Medieval e um troço de pavimento mudéjar.


Rita Gomes, 8ºAno A

Sem comentários:

Enviar um comentário