Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Açafrão

O açafrão é extraido dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus Sativus, uma planta da família das Iridáceas, e utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica.
A variedade de Crocus Sativus que se usa para extrair o açafrão é originária da região do mar Mediterrâneo e consumido na culinária da região, normalmente em risotos, caldos e massas. Em Espanha, é essencial à paella. Atualmente é a especiaria mais cara  do mundo. Quando seca, a flor solta dos seus orgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, usado tradicionalmente como corante para tecidos.
O açafrão tem sido usado para fins medicinais, como o tratamento de cancro e de estados depressivos.



El azafrán se extrae de los estigmas de las flores Crocus Sativus, una planta de la familia de las iridáceas. Se utiliza desde la antigüedad como una especia, especialmente en la cocina del Mediterráneo, en la preparación de risottos, aves, sopas, pastas, dulces. En España es essencial para la paella. Es considerada una de las especias más caras del mundo. Cuando seca, la flor emite de sus cuerpos un pigmento amarillo y un aceite volátil, utilizado tradicionalmente como un tinte para tejidos. El azafrán também se ha utilzado com fines medicinales tales como el tratamiento del cáncer y de estados depressivos.
Ana Cunha, 8º Ano 

Sem comentários:

Enviar um comentário