Sejam bem-vindos!

Tendo como tema a expansão marítima, este blogue pretende ser um pequeno espaço de partilha de curiosidades e interesses que não foram abordados em sala de aula mas que não deixam de ser um pouco da nossa história. Para dificultar a tarefa aos nossos alunos, a este projeto juntaram-se os professores de línguas estrangeiras e este nosso espaço poderá ser lido em inglês e espanhol.

Ana Matias, Marilía Poeiras, Cristina Girão, Sofia Rosado e Pedro Gomes

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Planisfério de Cantino

        É uma das mais antigas cartas náuticas conhecidas, data de 1502 e tem o nome de Planisfério de Cantino, nela estão representadas as viagens de Vasco da Gama à India, de Colombo à América, Gaspar Corte Real à Terra Nova e Pedro Alvares Cabral ao Brasil, tal como o meridiano de Tordesilhas.
       O seu nome deve-se a Alberto Cantino que se encontrava ao serviço do duque de Ferrara, de Itália e que a obteve em Portugal subornando cartógrafos portugueses para que estes efetuassem uma cópia do Padrão Real, carta náutica de acesso restrito que incluía o registo completo das descobertas portuguesas, da época.
       O Padrão Real perdeu-se no tempo. No entanto a sua cópia - Planisfério de Cantino, encontra-se na Biblioteca Estense, em Módena, Italia.

        Es la más antigua carta náutica  conocida, que data de 1502 y se llama Planisferio Cantino, que representan las viajes de Vasco da Gama a India, de Colombo a América, de Gaspar Corte Real a Terranova y de Cabral a Brasil, tales como el meridiano de Tordesillas.
       Su nombre se debe a Alberto Cantino, que estaba al servicio del duque de Ferrara, Italia, y había obtenido el soborno de los cartógrafos portugueses en Portugal para que estos efetuasem una copia de la Carta Náutica real de acceso restringido que incluía el registro completo de los descubrimientos portugueses a la época.
       El patrón real se ha perdido en el tiempo. Todavía su copia – Planisferio Cantino, reside en Biblioteca Estense de Módena, Italia.


Mafalda Ribeiro, 8º Ano B

Sem comentários:

Enviar um comentário